domingo, 1 de dezembro de 2013

Reencantando-se com a fé

O ser humano é um ser de fé. O ser humano facilmente se encanta com a fé.

Como não se encantar com a fé ou com uma mensagem estimulante que leva em conta a condição de carência ou insegurança?

Carência e insegurança fazem parte dos altos e baixos da vida humana. Nem todo dia chove no roçado, nem todo ano é de fartura, e nem sempre o bom homem tem condições de trabalhar.

E, ainda que tudo esteja bem para alguém, quando numa visita de rotina ao médico que pede alguns exames, já se sabe que o resultado pode surpreender. É quando surge o medo. O medo da vida em suas oscilações.

Daí, ouve-se uma mensagem provocante de uma fé no Deus da Providência. Essa é uma mensagem de esperança.

Para quem está sofrendo, essa fé pretende garantir uma intervenção divina, sobrenatural, pessoal e distinta. É o caso de sentir privilegiado.

Para quem não está sofrendo, mas que sabe dessa condição, essa fé pretende garantir um adiantamento dessa intervenção a ponto de haver uma segurança quanto à possibilidade de algo ruim. Para muita gente isso é encantador. E, não se deve tirar a fé das pessoas.

Mas a questão é que qualquer evento, bom ou mal, está para todos os seres. Não é verdade que o sol nasce para todos? Todos os seres humanos estão sujeitos a tudo! A caminhada cristã não confere o resultado dessa fé triunfalista. É uma frustração se sentir excluído do resultado positivo de uma fé nutrida dentro de uma condição mal ou não resolvida.

A fé triunfalista não bate com o cerne da mensagem de Jesus. Nem bate com a realidade histórica. Essa fé pregada na mensagem triunfalista parece privilegiar alguns em detrimento da maioria. Visite um hospital onde se pode conferir essa realidade nua e crua. Onde estão as pessoas de fé? Ou melhor, aquelas pessoas não têm fé? O problema não estaria no conceito de fé ensinado e, infelizmente não conferido na realidade da vida?

E, o que dizer de uma mensagem que ressalta uma fé de causa e efeito? Abrindo o leque para enxergar a maioria dos casos, veja se confere o resultado dessa fé? Não obstante alguns resultados positivos, até onde o sacrifício, o cumprimento de regras, ou mesmo o que se chama de obediência aos preceitos têm, de fato, garantido saúde, segurança, fartura e sucesso?

A fé que privilegia uns em detrimento da maioria não combina com a fé pregada e vivida por Jesus. A fé revelada em Jesus é uma confiança no Amor. A fé nutrida por Jesus é a encarnação do “Verbo” que leva o ser filho ou filha de Deus a se tornarem respostas às suas próprias orações.

A verdade é que já pode-se notar o desencantamento dessa fé triunfalista e de causa e efeito. Mas, a fé não se perdeu. Há um novo encanto da fé. Há um reencanto com a fé a partir de um conceito percebido em Jesus. Trata-se de encarnar uma fé que produz vida, que produz coragem e que ousa encara a vida com todas as suas adversidades. É essa fé que leva o ser humano seguir em frente apesar das pedras no caminho. É essa fé cuja percepção da providência divina é o próprio humano que a partir dele e de sua história se reinventa, cria e vive sua vida com todos os seres afins numa grande comunidade de amor, fé e esperança.


É reencantadora a fé que tem a vida como uma grande aventura e ao olhar para sua história vê que valeu a pena cada passo confiante junto aos valores do Reino que leva o ser de fé a olhar e vibrar para uma realidade que supera a cruz. É o reencantamento de uma fé que enche a alma de esperança de que nada foi, é ou será em vão.

Josué Gomes