terça-feira, 23 de dezembro de 2008

NATAL, UMA ESPERANÇA QUE SE RENOVA


Essa é uma época muito esperada pela maioria de nós. É quando, ansiosamente nos preocupamos em escolher um presente para alguém que gostamos. É tempo de festa, tempo de preparar a casa para receber amigos e familiares, tempo de entrar na roda de “amigos ocultos” na turma da empresa, faculdade, equipe de amigos da igreja, etc.

Gostamos desse tempo. Nos animamos com as luzes, com os enfeites natalinos, com os sorteios da empresa... somos assim!

Mas, infelizmente não é verdade para todas as pessoas. Há um monte de gente que entra em depressão nessa época. Muitos têm grandes motivos; quer seja a perda de um ente querido ou a fatalidade sobrevinda nas asas da natureza, como no caso atual ocorrido em Santa Catarina. As luzes do natal dificilmente conseguem aplacar a dor do coração dessa gente sofrida.

Triste com tudo isso, abro minha Bíblia para repensar o Natal e pergunto: Que é isso Abba?

A resposta que encontro está na feliz decisão de uma moça simples e disposta que se abre para a possibilidade do natal de Jesus. Maria foi um instrumento de Deus para que houvesse o verdadeiro Natal. Jesus nasceu! Anjos anunciaram o natal com grande celebração! O natal foi tão belo que foi profetizado que “ao povo que estava assentado na região da sombra e da morte, a luz raiou”.

Quando disseram que o menino se chamaria Jesus, cuidaram logo para dizer que isso se devia a possibilidade da salvação.

Gente, o Natal transcende toda essa festa que fazemos hoje. Na verdade, o Natal aponta para o nascimento da esperança. É uma esperança que se renova no coração do perdido, do decepcionado com a vida, do desanimado. O natal nos lembra que Deus é bom e cheio de misericórdia e não nos abandona nos nossos sofrimentos.

Hoje, Ele participa da festa dos que celebram seu natal. O Natal é de Jesus! Esse é o tempo da visitação divina e da reconstrução da esperança de muitos corações que se permitem se tocados por ele, enquanto se deixa ser mudado numa nova criação. O Natal é a oportunidade de mandar a tristeza ir embora e se permitir ser cheio de uma nova vida que é prometida por Jesus.

É tempo de perdão, de revisão de vida, de estender a mão para abençoar “não ter a vergonha de ser feliz”.

Tenha um maravilhoso Natal de Jesus no seu coração!

Nenhum comentário: