quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

2009, UMA ESPERANÇA QUE SE RENOVA


Já prestaram a atenção como se torna repetitivo o “lenga-lenga” de todos os inícios de ano? Queremos reavivar os sonhos e desejamos aos nossos amigos e familiares que eles se realizam e por ai vai nosso “blá, blá, blá”. "Pra você também!"

2009 chegou praticamente como os outros anos que vieram antes. Cheio de esperança para um coração que parece ter ficado insatisfeito com o ano que se passou. O ano novo tem essa magia. Ele reascende a alma reticente trazendo uma nova oportunidade de lutar com novas perspectivas baseadas na fé que se recria no interior de quem ama a vida.

Algo parecido aconteceu num dia em que um homem cego, informado que Jesus ia passando pela estrada onde vivia à beira do caminho pedindo esmolas. Ele gritou por salvação. “Tem misericórdia de mim!” e a pergunta de Jesus marca esse encontro: “Que você quer que eu lhe faça?” ao que ele respondeu: “Eu quero ver”.

Aquele homem foi salvo de sua cegueira e a primeira coisa que ele viu foi seu sonho salvador. Estava começando uma nova era em sua vida. Agora com uma nova visão e nova percepção da vida, dos amigos, da família e principalmente que era possível vencer.

Agora, penso, e se a pergunta de Jesus fosse colocada na boca daquele homem? Não uma pergunta interesseira de vantagens, mas uma pergunta que procede de um coração grato e disposto a fazer algo em prol do Deus de sua vida. Não que Deus precise ser bajulado com nossas boas obras, mas seria interessante lhe perguntar: “O que o Senhor quer que eu lhe faça?”

Isso significaria sair do nível comum do interesse egocêntrico e da vantagem egoísta para o nível da gratidão e disposição. Trocar o sonho do homem pelo sonho de Deus, a visão do homem pela visão de Deus.

O que poderia acontecer com essa disposição? Talvez o único interesse de Deus seria aproximar nosso coração ao coração de Jesus. Isso é tudo. É o suficiente para sermos transformados de fé em fé, graça em graça e glória em glória.

Estamos no início de 2009. A nossa agenda está em branco esperando para nos colocarmos nos dois lados. O lado de quem clama para ser alcançado por sua misericórdia e enxergarmos a vida como ela é. E o lado corajoso que grita ao seu Senhor: O que o Senhor quer que eu lhe faça nesse ano?

Diante do que já vi e vivi, eu prefiro sair do campo interesseiro da vantagem para ousar demonstrar minha gratidão e disposição de ser mais um dos que ousam se colocar na lista dos que abençoam e lutam “para curar um mundo fraturado”!

Tudo bem, nem sei mesmo, de verdade, o que ele poderia me responder. Vou, pelo menos, e isso com dedicação tentar viver bem, viver o bem, fazer o bem, seguindo o que entendo ser seus passos; ouvir, o que entendo ser sua voz; e assim, penso, vivendo o ser filho de Deus.
Essa é a esperança que se renova em meu peito!

Nenhum comentário: