terça-feira, 16 de dezembro de 2008

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE


A igreja hodierna nutre através de suas mensagens o vício e a dependência da bênção, do sobrenatural, da epifania. Facilmente se promete o milagre e a intervenção divina enquanto se prende atenção do fiel em meio a tantas “correntes”, esperando-se uma resposta generosa sem que isso evidencie uma barganha com o divino.

Nem percebem que esses mecanismos, ditos evangélicos, ainda que supostamente se estabelecem numa tentativa de promoção positiva (santa ingenuidade), apenas contribuem para um enfraquecimento da existência humana, bem como para uma infantilidade nutrida e perpetuada em nome da fé.

Claro que acredito na bênção, no milagre e no sobrenatural. Não dá para não crer nessas coisas quando assisto num monitor a uma imagem de uma criança viva no útero de uma mãe que ama e que a aguarda com todo amor. Ou quando um homem reflete em seu coração que precisa mudar de vida (conversão) e amar mais sua esposa e filhos e por isso, pede a Deus força para parar o alcoolismo. O que não acredito é numa mensagem que me tira a responsabilidade de viver as demandas da vida, porque a dinâmica da vida não pára. Independente do mal que a rodeia.

O meigo Jesus nos desafiou a não perder o ânimo no meio das adversidades. Ele prometeu estar conosco todos os dias até o fim. Ele é o grande Emanuel-Deus conosco. Ele não nos abandonará e, sempre ouvirá nossas queixas e dores. Melhor ainda. Temos livre acesso a Ele e podemos contar com sua força para viver, lutar e avançar. Ele sempre se faz presente em nossa vida através de homens e mulheres, que nos dedicam um tempo, um carinho, uma mão que se mostra como expressão e extensão do amor do Deus vivo.

Todos nós formamos um corpo vivo místico e hábil para toda a boa obra. E é nessa força, nessa verdade que admitimos poder todas as coisas naquEle que nos fortalece, não do céu (geografia) para nosso interior, mas do interior de seu templo e morada (ser humano). Essa é a maravilhosa força que nos seduz, nos atrai e nos provoca a honra de sermos filhos e filhas de Deus, que já vivem na (em a) sua presença geradora de ânimo, responsabilidade com coragem.

Um comentário:

Lailson Castanha - disse...

Realmente em Cristo podemos tudo. Podemos alcançar o milagre de suportar a dificuldades dessa vida sem nenhum livramento espetacular – e ainda assim não negarmos a nossa fé. Esse é o milagre dos milagres, o milagre vivenciado pelos mártires – que não negaram a fé, mesmo que nenhum fenômeno extra natural os salvassem. Poder tudo biblicamente é poder suportar tudo. Como você bem ressalta a igreja de hoje nega esse milagre, esquecem que o maior do reino, será o menor no entendimento dos homens. Em outras palavras, o maior no Reino, será aquele que pode tudo, inclusive passar por fracassado, por não ter um milagre claro para demonstrar aos homens ou a si mesmo, e mesmo assim, não negar a fé. Esse é o servo fiel no pouco, mas que no dia do Senhor, será colocado sobre o muito.

Saúde.

http://teologiaarminiana.blogspot.com/