terça-feira, 6 de dezembro de 2016

DEUS E O MAL QUE ME AFLIGE

Dentre as questões mais loucas da humanidade, está a relação entre o Deus de amor, que é Todo Poderoso e o sofrer humano. Essa é uma questão antiga que, de tempos em tempos, reaparece com força diante da razão humana.

Será que tenho que admitir que Deus é essencialmente bom quando percebemos a maldade e a dor no mundo? Por que Deus não impede os desastres e a injustiça? Se, de fato ele existe e é justo, porque os maus prosperam diante dos bons que sofrem? Que tipo de Deus, reconhecido como amor e poder, permitiria um filho ser colhido pela foice da morte deixando seus parentes e amigos no sofrimento?

Ao nosso intelecto não passa em branco o pensamento que há algo estranho nessa relação. Grandes pensadores já se debruçaram diante dessa questão chamada de “Teodiceia”, que é “justiça de Deus”, do filósofo Alemão Gottfried Leibniz em 1710. Um dia desses foi Lex Luthor no filme “O Superman” que questionou: “Se Deus é todo poderoso ele não pode ser inteiramente bom, e se é inteiramente bom, não pode ser todo poderoso”.

Não dá para responder essas questões, mas também não vamos tapar o sol com a peneira, sendo simplistas diante do pesar humano. Claro que em muitos casos somos nós os responsáveis pela dor e sofrimento; quando não valorizamos a vida própria e nem a do próximo. Mas, o sofrimento vai além das irresponsabilidades humanas; basta lembrar de catástrofes naturais, os tsunamis, os tremores de terra, etc.

O que precisamos guardar como verdade diante disso tudo é que o sofrer faz parte da condição livre do ser humano. Deus não interfere nessa condição de liberdade, porque é nosso dever de casa cuidar da nossa vida e da vida de nosso planeta, nossa casa comum. A liberdade do ser humano não será pode ser cerceada diante de suas escolhas do bem ou do mal. E, não se iluda com a possibilidade de ser poupado das consequências do mal alheio, ou de ser poupado de algum desastre mediante a ação sobrenatural. O que acontece, acontece na aventura da vida comum.

Mas, não se preocupe com essa relação com Deus que pode te parecer improdutiva, já que se esperava que ele te poupasse da sor. E, se Deus não poupa ninguém do sofrimento, nos resta confiar em seu amor que nos impele ao bem, apesar de todo mal. Não gaste energia para entender o sofrer, pois isso faz parte da aventura humana.

Uma coisa você pode está certo, Deus é amor e esse amor nos fortalece diante da dor, e te faz saber que está mais próximo do que você imagina. Ele não te desampara diante de tudo aquilo que te fere.


Então mude o pensamento de que Deus está no controle de todas as coisas para Deus está comigo diante de todas as questões da vida, porque quando você entende que Deus está no controle, você tira a responsabilidade de um possível responsável. Não é Deus que está no dedo que atira à revelia e atinge um inocente; não é Deus que está no volante de um carro com um motorista bêbado que atropela uma pessoa na calçada de casa; não é Deus que está no controle de um piloto que, para economizar, pilota uma aeronave no limite de sua condição e acaba matando dezenas de sonhadores na véspera de sua realização. Não, o nosso Deus é amor e chora junto o sofrer humano, e trabalha nas mãos e cuidados dos médicos, enfermeiros, bombeiros que trabalham para tentar resgatar pelo menos mais um com vida!

Nenhum comentário: