sábado, 28 de janeiro de 2017

ATUALIZANDO A CORRESPONDÊNCIA

O tempo passa e nós mudamos com ele. Nossos raciocínios também. Nosso conhecimento muda com as percepções nos obrigam à atualização, enquanto nossa fé se firma em um caminho para a vida e não para a deterioração do ser humano. Isso tem a ver com a nossa existência e sobrevivência. A vida muda. Nossos conceitos também. E não devemos temer questionar a nossa fé. Parece redundância, mas vou dizer: Uma fé que não suporta questionamentos não é fé suportável.

Deus não mudou de lugar, nós é que nos distanciamos dele quando decidimos fazer concreto o conceito que tínhamos dele.

A fé que tinha em um Deus que tudo controla e que nada acontece sem seu consentimento (vontade permissiva - horrível), me abriu espaço para descrer, mas quando tive a percepção da vida real, anulei esse conceito de Deus e o conheci melhor que antes. Ainda não é tudo, mas é por enquanto.

Não dá mais para crer no conceito de um Deus zangado mais disposto a ver minhas falhas para me punir do que para celebrar a vida de seus filhos. E, se você me apontar textos bíblicos que digam isso, te mostro um coração curado pelo amor de Deus pai que sabe de nossas fragilidades.

E quando você vê doenças incuráveis, casamentos desfeitos, crianças com anomalia, não diga absurdos em nome da fé. “Deus sabe o que faz”, “Deus tem propósito nisso...”. Essa conta não fecha. A vida é assim!

Infelizmente a igreja está mais para um desserviço pelo apelo mercadológico e menos existencial. Há muitas questões atuais sem as respostas devidas. Precisamos olhar a história e atualizar nossas respostas para corresponder a esses questionamentos do tipo, cura para o preconceito, a cara de pau da política corrupta, a misoginia (aversão a tudo o que envolve a mulher), xenofobia (aversão ao que é diferente, estranho, estrangeiro), o descaso para com o mais carente, etc.

Se não atualizarmos nossa fé como resposta para hoje, estaremos fadados à morte do sentido de sermos igreja.

Josué Gomes

Facebook.com/betesdamaceio

Nenhum comentário: