domingo, 1 de janeiro de 2017

CAPITULAR – UM CONVITE PARA SEGUIR ADIANTE

Desde o primeiro livro da bíblia, somos motivados a capitular o passado. Nos ditos que nos foram passados, Adão e Eva comeram do fruto que lhes motivaram a capitular a vida inocência do jardim e se puseram a viver um novo ciclo de vida arcando com as consequências próprias da vida comum aos seres humanos. Foi para eles um choque se verem nus, uma descoberta da vergonha que antes não sentiam. Outra história bíblica nos lembra que precisamos capitular o que aprendeu sobre Deus e a vida, como o caso de Abraão que se sente chamado para uma aventura que lhe fez sair de sua terra para viver uma fé em meio à dúvida de onde seria a próxima parada, ou o lugar para onde iria, mas crendo seguiu, capitulou seu passado e reestruturou uma fé que cabe a dúvida. Daí a aventura estava sempre diante de suas escolhas.

Capitular é virar página eventual, é seguir adiante sem se submeter servilmente ao passado. Nos diversos eventos passados tivemos nossas tristezas e alegrias, felicidades e frustrações, ilusões e desilusões; fizemo-nos odiados e amados, etc., mas, a vida continua. É uma aventura que exige foco para caminhar, força para aguentar o trampo, e uma fé de enfrentamento que garante crescimento e vida.

Quando o dia começa, você é convidado a capitular a noite, que já capitulou o dia anterior. É assim em relação aos meses e a cada ano que se inicia. Capitula-se o ano velho, zeramos a conta e começamos escrever o novo ano, o novo ciclo, com uma nova história. Isso não significa esquecimento do passado, mas a oportunidade de seguir adiante. O tempo não para, nós também não paramos, a não ser que não capitulemos o que nos afetou e tenta nos prender a caminhada.

Capitule o ciclo passado, reestruture sua vida para escrevendo uma nova história. Lembre-se que você não é mais o mesmo, aliás, todos mudamos, ou melhor, capitulamos o passo anterior, a esquina que passou, os atos bons ou maus que praticamos. E assim, vamos em frente com coragem, liberdade e fé! Dons divinos para os seres humanos – nós!

Josué Gomes
betesdamaceio@gmail.com

Nenhum comentário: