sábado, 22 de julho de 2017

MINHA REVERÊNCIA AOS AMIGOS!

As figuras que nos rodeiam se perdem ao longo do tempo de nossa história. Alguns amigos da época de criança se perderam e se tornaram imagens não tão claras. Somente quando a distância e o tempo são quebrados é que, como onda do mar, essas imagens são atualizadas.

Os amigos nos promovem atualizações boas e más. Algumas vezes nossos amigos nos fazem voltar ao tempo, outras vezes nos beliscam com atualizações que nos machucam ou nos refazem a alegria de viver.

Feliz é a pessoa cultiva uma boa amizade por décadas. Feliz é a pessoa que encontra um amigo que independente do tempo, o laço já demonstra que é uma amizade forte. “Parece até que somos amigos a décadas!”

Mas, pense comigo:

Você acha que o amigo deve concordar sempre com você? Acha que a amizade exige resposta positiva em tudo? Você que amigo nunca guarda segredo? Sempre tem que te convidar para uma festa? A resposta para todas essas perguntas é um sonoro “não!”. Amigo não tem que... nada!

Não se mede uma amizade pela utilidade, mas por ser amigo. Geralmente os amigos são poucos. Desconfio de quem tem mais amigos que possa contar. Aliás, penso que uma boa amizade é reconhecida diante de uma turbulência quando você se choca com a atitude da pessoa. Dá para continuar a amizade? Essa é uma prova que garante ser amigo de verdade.

Em seu tempo, Jesus chamou alguns amigos e disse que estava angustiado até a morte e precisava orar um pouco com eles. Mas, eles não conseguiram seguir no mesmo patamar de oração. Se sentiam impotentes e ficaram como que adormecidos. Gente, nem sempre dá para andar cem por cento na sintonia do problema do amigo, mas dá para, dentro da limitação, andar, estar junto.

Quando Jó perdeu todos os seus bens, e seus filhos, e ainda padeceu de uma horrível enfermidade, teve grandes problemas; sua esposa que se desesperou e lhe aconselhou o suicídio, e seus amigos que entenderam pelo entendimento da época que o sofrimento só sobrevinha sobre aquele que estivesse com pecados encobertos. Jó não concordou com eles, e sofreu por causa disso e por toda culpa a ele imposta. No final, Jó ora por eles.

Amigo tem dessas coisas. Às vezes complicam mais do que ajudam. Mas o fato é que é muito importante ter um amigo nessas horas. Não tempos que concordar com eles, mas podemos ser gratos por sua presença diante do passamos. A mão amiga é mais importante que a palavra que discordamos. Por isso, oremos pelos nossos amigos e amigas. Sejamos gratos por eles.

Parece-me que a bíblia sinaliza que esse comportamento orante gera vida e prosperidade no melhor dos sentidos. Jó não foi restituído com o que havia perdido, mas com a vida e sentido que tinha pela frente. Seus amigos estavam lá quando ele precisava de uma mão para segurar nesse tempo de aflição.

Sou muito grato pelas amizades de todos os tempos. Não são muitos, mas o suficiente para celebrar e ser grato por eles.


Josué Gomes

Nenhum comentário: