domingo, 28 de maio de 2017

E DISSE DEUS: “O PRÓXIMO PASSO É SEU!”

Numa cultura escassa de literatura, o conhecimento era dado a partir da condição oral, mais tarde conhecida como tradição oral. Os jovens queriam saber como a vida veio a acontecer, como se tornaram povo, como chegaram a ser o que eram, qual o próximo passo da humanidade, etc.. A resposta viria da boda do ancião que tinha princípios judaico-cristão: Deus é o princípio de tudo.

E ele continua...

Você sabia que Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há? Sabia que Deus iniciou dando um pouco de sua luz, mesmo quando não havia luzeiros no firmamento? Sabia que Deus criou a luz e com isso se descobriu que luz e trevas se opõem? Sabia que Deus criou as estrelas e os astros, que as águas doces e salgadas vieram depois, e logo os animais domésticos e selvagens, e somente por fim, veio o homem? É, o homem veio somente depois que havia condições climáticas e possibilidade de sua sobrevivência.

Sabia que Deus ordenou a vida continuar sua criação, isso é a terra, as sementes, os animais, e por fim o homem? É, isso é uma declaração de responsabilidade e lei da vida. A vida surge a partir do Deus (vida) e continua se estendendo através de leis fixas, mas ao homem, feito à sua imagem e semelhança, é dado a ordem de dar o próximo passo.
Deus confia ao homem a sequência da vida, a administração de sua criação. Isso significa que o ser humano é capaz de seguir adiante conforme com criticidade e criatividade.

Isso tem a ver com os mais diversos níveis de relacionamentos humanos, empresa, matrimônio, amizade, negócios, etc.. O próximo passo é de nossa inteira responsabilidade. Isso nos diz que somos criaturas criadoras, gente em fase de acabamento que se revela nas escolhas que fazemos, de preferência, inspiradas no ser criador que nos conduz nesse processo criador.

Portanto, urge a nós o exercício da sequência da vida, que digam os cientistas, os pedagogos, os engenheiros, e, porque não, os poetas. Claro que não estamos negando Deus nesse processo, antes estamos valorizando a confiança a nós emprestada.


Josué Gomes

Nenhum comentário: